sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MULTIPLICAÇÃO DOS PEIXES E PÃES


2° Semestre pre-catequese
14/07/2013- 17° dom. tempo comum (Jo 6,1-15) 

Multiplicação dos peixes e pães


Objetivo: Aprender, com o exemplo de Jesus, que devemos estar sempre prontos a partilhar o que temos com aqueles que nada têm.

Dinâmica:
Levar balas, em número maior que o dos catequizandos da turma, e distribuí-las pedindo para que as dividam entre si. Observar como partilham, mas sem se envolver.Trabalhar
 com eles: como foi esta partilha, se souberam dividir entre todos, se todos ficaram com balas, se sobraram etc. Reforçar a importância de saber partilhar. Dizer aos catequizandos que Jesus se preocupava muito com as pessoas que passavam fome. Um dia, um menino ofereceu cinco pães e dois peixes a Jesus para que Ele alimentasse uma multidão. 
Motivar para escutarem a história.

História:
 "O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes" (Jo 6, 1-15)

6:1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.
6:2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
6:3 E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos.
6:4 E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.
6:5 Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
6:6 Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
6:7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
6:8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
6:9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
6:10 E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
6:11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
6:12 E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
6:13 Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
6:14 Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.
6:15 Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.


Contar este grande milagre de Jesus com todos os detalhes possíveis para que depois possamos colocar o tema da partilha.

Colocação do tema:

Vocês já conheciam esta história?
 Por que a multidão queria ficar perto de Jesus? 
Oque Jesus disse aos discípulos?
 Quantos pães e peixes eles tinham para distribuir à multidão?

   Obs: Através das perguntas, despertamos as crianças para a dúvida ou para curiosidade, características marcantes desta idade.

   Este é um dos milagres de Jesus, conhecido como multiplicação dos pães. O que Jesus queria nos ensinar com este milagre é que devemos partilhar o que temos. Se o menino não tivesse oferecido os pães e os peixes que tinha, Jesus não poderia tê-los multiplicado. Quando partilhamos as coisas, todas as pessoas recebem e ninguém passa necessidade.
    
 Os milagres de Jesus sempre são uma resposta de Deus a uma atitude nossa. Jesus poderia ter feito chover pão do céu. Mas ele nos ensina que o milagre é a multiplicação.Se oferecemos o pouco que temos e que somos para Deus, multiplicado em sua graça, pelo poder do Espírito Santo, também vamos experimentar muito, muitos milagres em nossa vida.
encontrei esse conteudo na net algo no blog http://wwwblogdaprecatequese.blogspot.com.br , também http://www.leitoresdabiblia.com e algo modificado por mim.

ORAÇÃO:


Por fim entreguei um cartão igual e este fiz a oração com eles, e pedi que sempre que pudessem partilhasse não só comida, mas também roupas, calçados e o mais simples gesto de carinho coma um sorriso ou um abraço. 

3 comentários:

  1. Gostei muito, era o que procurava.

    ResponderExcluir
  2. gostei ! me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. Conto: Pães e Peixes

    Morávamos em Amman 30 anos antes de Cristo. Tínhamos por hábito participar no primeiro solstício da primavera da tradicional reunião Judaica de Asaph onde coletávamos de todos um pouco de alimento para depois que um ilustre homem da palavra nos abrilhantava com seu conhecimento e dom profético.

    A cada novo solstício éramos orientados a levar cada vez menos alimentos com o intuito de fazermos um jejum para purificar a carne. E ocorreu que neste ano havíamos conseguido reunir apenas 5 pães (1 kg cada pão) e dois peixes (tamanho grande para uma família cada um). A multidão era enorme. Ao todo se calculavam algo em torno de 4.000 pessoas. Foi aí que um grande mestre da palavra nos fez refletir desta vez sobre nossa própria saciedade em receber a palavra e não compartilhar com os demais.

    Pode o homem se ausentar do seu dever? Pode o homem receber a palavra e não compartilhar o ensinamento? Pode o homem alimentar uma multidão apenas com estes pães e estes peixes que trouxeram? Ninguém sabia a resposta. Ninguém conseguia ver o que estava por trás de tanta sabedoria. Então o homem ordenou que dividissem entre todos e em comunhão a partilha das oferendas.

    Os murmúrios de que o mestre da palavra estava insano prosperaram... Ninguém queria acreditar... até que ele ordenou que de Amman viesse um caldeirão cujo uso era para grandes celebrações de casamento.

    E ao chegar, ordenou que ralassem os pães e desse cozimento ao peixe, para depois depositá-lo em 600 litros de água dentro do recipiente. Pediu para que as crianças entrassem na relva e colhessem ervas. E foram mais 10 kg de ervas. Ao final havia bastante alimento para todos. O caldo alimentou enquanto a palavra fora compreendida.

    E todos se regozijaram... se fartaram em bonança, e permanecem sem fome até que a hora da partida levaram todos de volta a Amman.

    Max Diniz Cruzeiro
    www.lenderbook.com
    LenderBook Company

    ResponderExcluir