segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jesus o bom pastor

6° ENCONTRO

* Orações: Vinde Espirito Santo, Pai Nosso, Ave Maria e Santo Anjo.

* Chamadinha:

*Tema:
  Teatro 
O BOM PASTOR

Personagens: 1 pastor, 6 ovelhas e 1 narrador

Narrador: Havia num campo um pastor que cuidava de um grande rebanho. Com ele, as ovelhas aprendiam as lições da vida. E, cuidavam do campo. O rio que ali passava possuía águas pura e cristalinas, o pasto era sempre verdinho e nunca faltava alimento para elas... Elas aprendia a amar e dar valor aos presentes que recebia do pastor. Viviam sempre alegres e saltitantes.
__ Certo dia o pastor disse para as ovelhas que ia viajar e, ficar um tempo fora, pois era preciso que ele visitasse um rebanho que estava sem pastor e, por causa desse motivo viviam em grande confusão e alem disso... Corriam grandes perigos pois o lobo andava sempre a procura de ovelhas que viviam sozinhas. As ovelhas não queriam que ele fosse, mas era preciso, pois as ovelhas que viviam sozinhas precisavam de um aprisco,ter um bom pasto e um pastor para cuidar delas. Seu coração de pastor não podia deixa-las perdidas.
CENA 1

Pastor: Ovelhinhas queridas ,não chorem, eu vou mas volto. Preciso que vocês me ajudem que não se esqueçam de tudo o que eu lhes ensinei. Não andem sozinhas, fiquem longe do espinheiro e do penhasco. Ah, e olhem por onde andam, para não caírem na lama, e sujarem sua linda lã.
(para o nome das três primeira ovelhinhas usei o nome dos dois mais peraltas da turma e da mais quieta, so assim encontrei uma maneira de ensina-los a ser obedientes)
Ovelha Jr.: Pode deixar pastor não vamos esquecer nada, que o senhor nos recomendou...
Ovelha João: Não demore muito, pois vou sentir sua falta...
Pastor: Lembrem-se... de cuidar umas das outras...

Narrador: Depois de longas despedidas e recomendações,o pastor partiu para sua viajem para reunir as ovelhas que estavam perdidas e sem pastor. E as ovelhinhas que ficaram, seguiram sua vida cuidando umas das outras, cuidando para não caírem na lama e nem andar em caminhos perigosos. Só que o partor estava demorando muito e, elas começaram a pensar que o pastor não viria mais...

CENA 2

Ovelha Stephany: O pastor esta demorando muito...
Ovelha João: Mas ele vai voltar. Ele disse lembra!
Ovelha Jr.: Eu sei, mas enquanto agente espera ele chegar... Que tal brincarmos no vale das gramas verdejantes...
Ovelha Stephany: Essa ideia não é boa... O pastor nunca nos levou lá,lembra que perto do penhasco e dos espinheiro... E alem do mais ele disse para não irmos lá.
Ovelha Jr.: Já estamos bem crescidas,não tem perigo é só ter cuidado...
Ovelha Stephany: Que ideia legal, posso ir também?
Ovelha João: Você não, é muito pequena ainda... Ir lá exige coragem e tamanho... Você fica aqui e, se o pastor chegar diga que já voltamos...

Narrador: As ovelhas saem para o vale da gramas verdejantes que fica perto do penhasco e dos espinheiros... Enquanto a Ovelha Stephany  fica sozinha no seu cantinho, quando derrepente começa a ouvir um chorinho...bééé,bééé,bééé...

Ovelha Stephany: Que som é esse? Parece que tô ouvindo alguém chorar?
(Ovelha Breno por traz da Ovelha Stephany) - Por favor me ajude... estou muito cansada e com sede... não aguento mais andar...
(Ovelha Stephany leva o maior susto) -Ham! Que susto! De onde você veio? quem é você?
Onde você mora? Qual é o seu rebenho? Quem é seu pastor?
Ovelha Breno: Por favor não me faça tantas perguntas, estou com muita sede,acho que vou desmair... (caiu)
(Ovelha Stephany lhe da água) - por favor não morra. Aqui esta a água... Meu pastor diz que um pouco de água não se nega a ninguem... Toma um pouco,assim você vai melhorar.
Ovelha Breno:Muito obrigado...Me fez muito bem essa água. Estou andando a muito tempo...
Ovelha Stephany: De onde você vem?
Ovelha Breno: Venho a procura de um bom partor... Me disseram que ele mora aqui... Eeu preciso encontra-lo, não sei viver sem um pastor que me defenda do lobo feroz, que me conduza todos os dias para o aprisco, que me chame pelo o nome...Sonho todas as noites com a voz do pastor a me chamar: Breno,Breno...
Ovelha Stephany: Você veio ao lugar certo,o meu pastor é assim. todos os dias ele nos conduz ao aprisco,tira os carrapichos de nossa lã, dá nos água para beber, nos vigia para que o lobo não nos ataque... Ele é o pastor mais lindo do mundo... Igual a ele não existe nenhum outro.

Narrador: Enquanto as duas ovelhas conversam, as outras duas ovelhas que tinham saído retornam não muito contentes com o passeio...

CENA 4 (vem as duas do  cenário 2 para o cenário mancando e reclamando)

Ovelha Jr.: Eu te disse que não era para ir lá.
Ovelha João:Não coloque culpa em mim. Você foi porque quis.
Ovelha Jr.:Mas foi você quem pediu para eu pegar aquela flor,e eu acabei caindo na lama e veja como estou sujo, já pensou se o pastor me ver assim...
Ovelha João:E eu alem de sujo, torci minha pata, ai, ai... Doi até quando penso...
Ovelha Jr.:Olha o que eu estou vendo, quem é essa ovelha estranha? 

Narrador: As ovelhas curiosas se aproximaram das duas ovelhinhas para saber quem era essa ovelha estranha.

CENA 5

Ovelha Stephany: Meu Deus o que aconteceu com vocês?
Ovelha Jr.:Nem te conto não deveríamos ter ido para o vale das gramas verdejantes que fica perto do penhasco e dos espinheiros...
Ovelha João:Mas deixe este assunto para mais tarde, quem é essa aí?
Ovelha Stephany: É uma ovelhinha sem rebanho e sem pastor. Vou pedir para o pastor deixar ele ficar conosco...
Ovelha Jr.: Mas ela não pode ficar! O pastor disse para termos cuidado com os estranhos...
Ovelha Stephany: E o pastor disse também para não sairmos do rebanho, e vocês saíram e, essa ovelha esta a procura de um rebanho, e de um bom pastor como o nosso que cuide dela... Ela fica, e quando o pastor chegar ele resolve.
OBS: Nisso começa a ouvir os passos do pastor... o som do seu cajado batendo no chão...( toc ,toc, toc)

CENA 6

Ovelha Jr.: Ouçam, não parece os passos do pastor...
Ovelha João:Parece o barulho do seu cajado batendo no chão...
Ovelha Stephany: Parece que ele esta nos chamando... escutem....
OBS: Entra a doce voz do pastor chamando cada uma pelo nome, João, Jr., Stefany...

Narrador: O pastor depois de alguns dias, volta para o rebanho... e todas as ovelhas ... menos a novata... ao vê-lo corre ao seu encontro

CENA 7

Ovelha Jr.:Pastor que bom que o senhor voltou... Bem que eu reconheci o seus passos, já não aguentava de tanta saudade...

Narrador:O pastor ficou muito feliz em ver suas ovelhas,mas ele não veio sozinho, trouxe mais duas lindas ovelhinhas com ele, para que fizesse parte do seu rebanho...

CENA 8

Ovelha João: Pastor quem são essas?
Pastor:Esses são a Ovelha Luis e Ovelha Igor que eu trouxe para fazer parte do nosso rebanho... e essa outa ovelha tão linda, quando eu sai ela não estava... quem é?
Ovelha João:É a Ovelha Breno que não tem pastor nem rebanho... Ela viajou muito a procura de um...Ela pode ficar com agente?
Pastor: É claro que sim, meu coração se alegra com cada ovelha que chega no meu rebanho... E vocês o que fizeram na minha ausência... você parece meio pálido Ovelha Jr. e você Ovelha João, não estou vendo uma patinha o que aconteceu...?
Ovelha Jr.: É que o senhor estava demorando muito, e nós pensando que já eramos crescidos resolvemos passear...
Pastor: Onde vocês foram passear?
Ovelha Stephany: Eu sei ele foram no vale das gramas verdejantes que fica perto do penhasco e dos espinheiros...
Ovelha Jr.: E eu cai e me sujei todo.
Ovelha João: E eu machuquei minha patinha, mas já estou arrependido... Me perdoe pastor, eu não faço mais isso...
Pastor: Estão perdoadas, mas que isso lhe sirva de lição, não se afastem mais do rebanho e muito menos, esqueçam das minhas palavras.

Narrador:Eles se abraçaram e como sempre, fazem a maior festa! O pastor participou da alegria de todas elas, que agora entendem que o amor é o mais importante e o perdão refaz todos os laços.


* Oração final

Então vamos rezar?
Jesus obrigada por ser o meu pastor.
quero ser tua ovelha.
vem me dar todo carinho e amor
para que eu possa viver seguro e feliz
cuida de mim jesus querido
me carrega no colo e me leve sempre com o Senhor
Amem!

Fonte:Tirado da net com alguns ajustes meu, desculpe-me o autor que não lembro que é, caso reconheça seu trabalho me informe, para publicar seu blog. 
atenciosamente,        katiuscia



Nenhum comentário:

Postar um comentário